Através da exploração de materiais não estruturados, foi trabalhado o reconhecimento das cores com os alunos do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos
A atividade realizada pelas professoras promoveu o desenvolvimento cognitivo e sensorial dos pequenos no mês de julho
Publicado em 14/07/2025
Durante o mês de julho, as professoras Gabriela, Elzuita, Anna Carolina, Verônica, Franciele e Andressa, conduziram com turmas do berçário e maternal I A do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos uma atividade especial com foco na identificação e exploração das cores. Utilizando materiais não estruturados, as educadoras promoveram um momento lúdico e enriquecedor para o desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor das crianças.
Na educação infantil, o brincar é a principal ferramenta de aprendizagem, proporcionando às crianças a oportunidade de explorar livremente os objetos ao seu redor. Esse processo permitiu que elas reconhecessem e nomeassem as cores, além de estabelecerem conexões entre as cores e os objetos. As professoras desempenharam o papel de mediadoras, enquanto as crianças foram as protagonistas, protagonizando a descoberta e manipulação dos materiais, o que despertou sua curiosidade e interesse.
A proposta está alinhada com a proposta pedagógica da escola, que valoriza na importância da autonomia e da curiosidade infantil como base do aprendizado. O resultado foi um momento de grande envolvimento, entusiasmo e desenvolvimento, mostrando o quanto a exploração ativa contribui para a formação integral das crianças.