Utilizando a musicalização e linguagem de sinais, educadoras do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos desenvolveram projeto de sala com os alunos do berçário
O uso da música, com sua capacidade de estimular a imaginação, criatividade e sensibilidade, aliada à Libras, promoveu um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais dos pequenos
Publicado em 19/04/2024
Entre os meses de março e abril, os alunos do berçário do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos participaram de um projeto de sala que uniu as atividades de musicalização e a linguagem de sinais. O objetivo foi incentivar as crianças a explorarem seus sentimentos e a interagirem com o universo sonoro ao seu redor.
Com apoio das auxiliares de classe, as professoras, não apenas apresentaram às crianças novas melodias, mas também incorporaram a língua brasileira de sinais (Libras) de forma lúdica e envolvente. Essa abordagem permitiu que as crianças aprendessem a se expressar através de gestos com as mãos, oferecendo-lhes uma nova ferramenta para comunicarem suas emoções e pensamentos.
A música, com sua capacidade de estimular a imaginação, criatividade e sensibilidade, aliada à Libras, promoveu um ambiente propício para o florescimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais das crianças. Cada nota, cada gesto, contribuiu para fortalecer a memória, a concentração e a consciência motora dos pequenos, enquanto os envolvia em diferentes ritmos.