Psicomotricista do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos realiza atividades lúdicas com os alunos e atua em parceria com as educadoras
O objetivo é promover estímulos para o desenvolvimento do sistema neuropsicomotor das crianças, conforme a sua faixa etária
Publicado em 28/07/2021
Com o objetivo de criar um ambiente rico em estímulos e propício ao desenvolvimento infantil, o Centro Educacional Maria Martinha dos Santos incluiu em sua proposta pedagógica uma equipe de apoio composta por três especialistas: a Ludopedagoga, o Musicista e a Psicomotricista. Esta última atua tanto diretamente com a criança quanto em parceria com as demais educadoras, promovendo atividades focadas no desenvolvimento da psicomotricidade, como os circuitos lúdicos, por exemplo.
A psicomotricista que atua na CE Maria Martinha dos Santos é a Janaína Mariano. De acordo com a especialista, trabalhar a psicomotricidade durante a primeira infância traz muitos benefícios às crianças. “Com base em estudos de teóricos e pensadores atuais, é possível afirmar que os primeiros anos de vida da criança são importantes para o desenvolvimento futuro, no que se refere às suas emoções e potencialidades cognitivas e motoras. Neste sentido, os estímulos são essenciais para o bom desenvolvimento, bem como, as atividades propostas pela psicomotricidade, que tem como objetivo, potencializar as aptidões existentes e propiciar à aprendizagem de novas”, conta a profissional.
Ela também conta que a primeira infância é o período propício para a criança estabelecer relações entre ela e o mundo. “A psicomotricidade é um forte contribuinte para este período, sendo um tranquilizador para a criança, e um facilitador para a inserção neste novo mundo, que é criado a partir da sua percepção por meio da interação com o outro e com os objetos”, comenta.
Entre as principais atividades da psicomotricista no âmbito escolar, temos:
• Promover a educação psicomotora (funcional, geral e relacional), desenvolvendo potencialidades;
• Promover a reeducação psicomotora, trabalhando com as deficiências motoras e com estímulos preventivos para que não haja comprometimento no desenvolvimento;
• Avaliar os processos de desenvolvimento psicomotor da criança;
• Aplicar atividades lúdicas para estimulação do desenvolvimento das habilidades psicomotoras;
• Propor intervenções nos processos quando há alterações de movimento;
• Orientar as educadoras para aplicação de atividades lúdicas;
• Desenvolver projetos específicos de acordo com a faixa etária;
• Identificar possíveis atrasos no desenvolvimento e encaminhar para que ocorra o atendimento e orientação aos pais;
• Desenvolver e participar de campanhas e ações contribuindo com palestras e/ou atividades voltadas à comunidade escolar;
• Promover atividades específicas para crianças em situação de inclusão ou com dificuldade de locomoção;
• Elaborar relatórios para acompanhamento sempre que necessário.