Período de implantação do novo modelo de gestão teve início em dezembro de 2019
Logo após formalizar a parceria com a Prefeitura de Cotia, o Instituto Ânima deu início aos trabalhos
Publicado em 03/01/2020
Em dezembro de 2019, o Instituto Ânima assumiu a administração do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos em parceria com a Prefeitura Municipal de Cotia. Sob a supervisão direta da Secretaria de Educação, logo após a formalização do contrato de gestão, o Instituto Ânima deu início aos procedimentos de implantação do novo modelo gerencial.
A terceirização dos serviços públicos é uma tendência em gestão pública, pois além de trazer mais economia aos cofres públicos, tende a oferecer mais qualidade e agilidade no atendimento ao munícipe. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Cotia optou por firmar uma parceria com uma Organização Social para a gestão, administração e operacionalização da nova escola.
Após participar do chamamento público 001/2019 da Prefeitura de Cotia, o Instituto Ânima foi selecionado por ter apresentado o melhor projeto pedagógico, o “ABC – Aprender e Brincar é só Começar”.
O primeiro passo para dar início à implantação do novo modelo gerencial foi realizar os processos seletivos, com entrevistas, avaliações e dinâmicas para a contratação dos colaboradores. Na sequência, tivemos a formalização das primeiras contratações, com a entrega de documentações e firmação de contratos. As colaboradoras recém-contratadas participaram de dinâmicas de integração e treinamentos específicos para sua área atuação.
Neste período também foi feita a análise predial, onde foram providenciados os reparos em infiltrações, adequações e pequenos consertos. Por ser uma escola recém construída, a limpeza precisou de uma atenção especial, com a retirada de todo o excesso de poeira acumulada e o descarte dos resquícios da obra. Em paralelo tivemos a fase de compras: móveis, insumos e materiais diversos precisaram ser adquiridos para melhor acolher os colaboradores e posteriormente também as crianças.
Em janeiro de 2020 o processo de implantação continua e deve ser concluído pouco antes do início das aulas, que estão previstas para fevereiro.