Nutricionista do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos favorece a educação alimentar e o desenvolvimento dos alunos
A nutrição é um fator muito importante na primeira infância, pois está diretamente ligado à saúde, bem-estar, crescimento saudável e pleno desenvolvimento das crianças
Publicado em 29/07/2021
Com o objetivo de oferecer às crianças um ambiente rico em estímulos e propício ao desenvolvimento, o Centro Educacional Maria Martinha dos Santos incluiu em sua proposta pedagógica uma equipe multidisciplinar formada por quatro profissionais: nutricionista, dentista, fisioterapeuta e psicopedagoga. Atuando em conjunto com a equipe pedagógica da escola, estes especialistas têm funções, expertises e qualificações que se complementam, beneficiando os alunos.
A nutricionista responsável pela escola é a Ana Carolina Marques – CRN 52117. Sua principal função está associada ao incentivo dos hábitos alimentares saudáveis entre os alunos. Para isso, ela elabora cardápios atrativos e equilibrados para as crianças, com a inclusão de frutas, legumes e outros alimentos ricos em nutrientes fundamentais para o crescimento saudável.
A profissional conta que é imprescindível respeitar a faixa etária das crianças. “Para atender às necessidades nutricionais de todos os alunos, eu elaboro os cardápios de acordo com cada faixa etária, faço o acompanhamento e trabalho a introdução de novos alimentos de forma lúdica com as crianças, inclusive quanto à adaptação para aquelas que possuem algum tipo de restrição alimentar”, comenta Ana Carolina.
Em parceria com as demais colaboradoras da unidade, a nutricionista contribui com todas as etapas que envolvem a alimentação dos pequenos. “A seleção, compra, higienização, o preparo e até o oferecimento dos alimentos aos alunos têm a minha orientação e supervisão, pois meu intuito é garantir que tudo seja feito com o maior cuidado possível, evitando qualquer tipo de contaminação que poderá prejudicar a saúde das crianças e dos funcionários”, destaca a nutricionista.
Além de todos os benefícios citados, ter uma nutricionista na escola permite identificar possíveis casos de crianças portadoras de patologias ou deficiências associadas a nutrição, oferecendo assim o atendimento adequado e o encaminhamento quando necessário.