Fisioterapeuta do CE Maria Martinha dos Santos promoveu atividades direcionadas para os alunos da unidade
A profissional proporcionou momentos lúdicos repletos de estímulos e desenvolvimento para as crianças
Publicado em 06/06/2022
A área de fisioterapia tem a escola como um dos campos de sua atuação, envolvendo a promoção, prevenção e assistência de saúde das crianças. Cientes da importância deste trabalho, o Centro Educacional Maria Martinha dos Santos conta com a fisioterapeuta Rita Carolina, que integra a equipe multidisciplinar da unidade.
A profissional atua em parceria com a equipe pedagógica, auxiliando na elaboração de atividades para a promoção da qualidade de vida, prevenção de problemas físicos e fortalecimento corporal dos alunos, com foco no desenvolvimento e crescimento físico-motor, associados aos cuidados para com a postura corporal das crianças.
Na escola, a fisioterapeuta também é responsável por identificar possíveis dificuldades, atrasos ou alterações no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças; conduzir programas de tratamento para ergonomia no ambiente escolar; desvios posturais; e inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais.
Mensalmente, a profissional promove atividades lúdicas para os alunos. E, no mês de maio de 2022, foi a vez das turminhas do berçário e dos maternais l e ll. Para os bebês do berçário, Rita Carolina realizou uma massagem Shantala, proporcionando um momento de relaxamento antes do sono e alívio das cólicas. Já para as turmas dos maternais l e ll, a profissional fez uma atividade com balões no intuito estimular a coordenação motora, imaginação e a capacidade de ação e reação dos pequenos. Além disso, a fisioterapeuta promoveu uma brincadeira direcionada a associação das cores e quantidades; e também a amarelinha, uma brincadeira que contribui para o desenvolvimento da noção de espaço, organização e força.
As crianças demonstraram interesse e curiosidade durante as atividades, o que tornou a proposta ainda mais rica e eficaz para a observação, identificação das habilidades e dificuldades dos alunos.