CE Martinha promoveu momentos envolvendo a psicomotricidade para contribuir com a fase de adaptação dos alunos
As atividades realizadas serviram para tranquilizar os pequenos e os ajudar durante o período de adaptação ao ambiente escolar
Publicado em 20/02/2020
O Centro Educacional Maria Martinha dos Santos realizou uma ação envolvendo a psicomotricidade como ferramenta para facilitar o período de adaptação das crianças. O objetivo foi promover momentos de calmaria e tranquilidade para ajudar os pequenos durante essa fase de transição do ambiente do lar para o escolar.
A iniciativa foi conduzida pela psicomotricista Janaina Mariano, com o apoio das demais colaboradoras que atuam na unidade. Na ocasião, as turminhas do maternal e do jardim participaram exercícios de respiração, alongamento e outros estímulos no pátio e no jardim da escola.
A primeira infância é o período propício para que a criança estabeleça sua relação com o mundo. Contudo, a psicomotricidade representa um importante fator que contribui muito durante esse período, pois tem como objetivo tranquilizar a criança e ajudá-la a se instalar e se adaptar aos novos ambientes.
De acordo com a profissional, os primeiros anos de vida da criança são extremamente importantes para o seu desenvolvimento futuro, no que diz respeito às suas emoções e potencialidades cognitivas e motoras. Por isso, os estímulos e as atividades propostas pela psicomotricidade são essenciais, incentivando e desenvolvendo a aprendizagem de novos movimentos.
Formando uma roda, os pequenos puderam ouvir canções calmas com o objetivo de minimizar o estresse causado por um novo ambiente. A turminha também participou de um alongamento e ao final, os convidou a se abraçarem. As atividades serviram para que, aos poucos, os pequenos conhecessem o ambiente e se sentissem mais seguros, estreitando os laços entre a turminha.