CE Maria Martinha dos Santos promoveu uma formação de primeiros socorros para as colaboradoras da unidade
O intuito da formação, foi capacitar de forma simples e prática toda a equipe da escola, explicando como devem proceder em situações de emergência do dia a dia e qual o objetivo da Lei Lucas (13722/18)
Publicado em 08/08/2022
No dia 12 de julho de 2022, foi realizado no Centro Educacional Maria Martinha dos Santos, uma formação de primeiros socorros com o enfermeiro da unidade, Ewerton Cicero. De forma simples e prática, o profissional explicou a importância da Lei Lucas (13722/18) no ambiente escolar e como as colaboradoras devem agir em situações de emergência que podem acontecer no dia a dia.
O enfermeiro apresentou vários protocolos a serem seguidos em casos de engasgamento, febre, crianças com refluxo, entre outros. Explicou ainda, a importância de manter o controle físico e emocional diante de casos que necessitem de um atendimento especializado, fazendo com que todos saibam como proceder, até que o socorro médico especializado chegue.
A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada no dia 04 de outubro de 2018. Ela obriga as escolas, públicas, privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um passeio escolar por asfixia mecânica, que aconteceu em questão de minutos. Os conhecimentos adquiridos durante o treinamento poderão contribuir não só para a segurança e bem-estar dentro do ambiente escolar, mas poderão salvar vidas.