Educadora do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos realizou projeto de sala com a turma do berçário para trabalhar as emoções
O Projeto “Mordida não, carinho sim!” foi criado como proposta de transformar o ambiente educativo em um espaço onde o carinho prevalece sobre a impulsividade
Publicado em 27/11/2023
Durante o segundo semestre de 2023, a educadora Patrícia, do Centro Educacional Maria Martinha dos Santos, realizou o projeto de sala “Mordida não, carinho sim!”, com a turminha do berçário. A iniciativa surgiu da identificação de uma necessidade específica na sala de aula, voltada para abordar comportamentos impulsivos, especialmente aqueles relacionados a mordidas.
A iniciativa visa transformar o ambiente educativo em um espaço onde o carinho prevalece sobre a impulsividade, promovendo relações mais positivas entre as crianças. Através de atividades cuidadosamente planejadas, os pequenos são guiados a compreender e expressar suas emoções de maneira construtiva, substituindo comportamentos agressivos por gestos afetuosos.
Ao incluir na rotina as atividades do projeto “Mordida não, carinho sim!” a educadora reafirma o compromisso da equipe docente da escola em criar um ambiente escolar que promove valores fundamentais como respeito, empatia e cooperação. Trabalhar as emoções na educação infantil contribui para o desenvolvimento socioemocional das crianças, ensinando-as a reconhecerem e respeitarem suas próprias emoções e as emoções dos outros.